sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Um pouco mais de lucidez


"Nossas identidades são flutuantes, não têm sabedoria e nós não temos gestão própria sobre elas.Portanto, as relações são problemáticas, não só conosco mas com os outros também.
Então quando nós nos juntamos somos como duas bóias no mar revolto, no início estão próximas mas, ao final de um certo tempo, cada uma pode estar em um oceano distinto. Os ventos e as ondas vão nos arrastando, não temos propriamente capacidade de gerir, de determinar a direção. No budismo, nosso objetivo é recuperar esta direção. Como recuperar esta direção e como, após recuperá-la, podemos nos aproximar e gerar relações estáveis e satisfatórias?" –Lama Padma Samten

Palestra com o Lama Padma Samten, mais uma oportunidade de ter contato com sua luz, alegria, generosidade. Um pouco mais de lucidez no caminho.
O tema foi relacionamentos. De início a constatação: a roda da vida é uma forma de viver, uma construção artificial e fazemos essas construções de acordo com nossas estruturas internas.
Portanto, todos os relacionamentos passam por essa dinâmica. Se nós estamos em constante mudança, sujeitos a impermanência da roda da vida como indivíduos, é inevitável que os relacionamentos passem por esse processo também.

A outra constatação feliz: é possível relacionar-se de forma lúcida.

Ele usou esse exemplo da bóia como principal ilustração. Nós construímos essas relações de "bóia" e não temos como controlar de nenhuma maneira o rumo que elas tomarão, já que estamos todos nesse imenso oceano de samsara. Mas o Lama propõe uma bela solução: relacionar-se de forma natural e feliz, sem repressões e sem artificialidades. Ou seja, conduzir os relacionamentos de uma forma em que tudo flua de acordo com sua dinâmica, incluindo saber amorosamente romper caso os objetivos de felicidade, naturalidade e liberdade não estejam mais acontecendo. Isso requer compaixão e um Amor sem apego e desejo, um Amor expandido a todos e não focado apenas no objeto da paixão, ou nos mais próximos.
As relações baseadas no desejo e apego são sempre aflitivas, pois estão condicionadas a uma aprovação, a uma satisfação das carências o tempo todo. E assim seguem em constante oscilações, gerando sofrimento. Quando surge a paz, a energia é constante. Devemos almejar que a lucidez acompanhe nossos sentidos, aí surge a sabedoria.
Uma forma de seguir pacificamente os relacionamentos é sempre reverenciar as qualidades essenciais do outro, tentando nos abster de suas formas materiais, olhando pra maravilhosa energia que emana daquele ser (isso é muito lindo).
Por exemplo, ao invés de admirar simploriamente uma mulher por seus longos cabelos e suas lindas curvas ou um homem pelo seu físico atlético e suas características másculas, tentar acessar além, reverenciando a energia masculina ou feminina que emana daquele ser.

Depois, uma outra dica: o raciocínio da mente não é suficiente para que se consiga concretizar tudo isso. Esse processo é no coração, de onde surge o lung (uma energia amorosa que brota do sentir) que motiva todos os sentimentos positivos que direcionarão as ações positivas. Para isso o ponto de partida é o silêncio original (através da meditação) onde acessamos nossa natureza livre com o lung e não com a mente.
Para as diversas relações, sejam familiares, sejam amorosas, de amizade, ele sugere a meditação Metta Bhavana, numa abordagem tantraiana ou seja, sentindo profundamente o que se diz:

"Que eu seja feliz
Que eu me livre do sofrimento
Que eu encontre as causas da felicidade
Que eu supere as causas de sofrimento
Que eu me libere totalmente das estruturas cármicas
Que a lucidez acompanhe meu olhar
Que eu possa realmente beneficiar os outros seres".

E assim, fazer a mesma meditação para os seres que geram atração, repulsa ou indiferença, liberando um a um e nos liberando também das negatividades.


Dessa forma, tentei resumir o que ouvi. Tudo em perfeita lógica e sentido, leveza e amor.
Estava em casa.
A tristeza se dissolve naturalmente, dando lugar ao contentamento e amorosidade.

2 comentários:

Gustavo Gitti disse...

Adorei, Alê!!!!!!

Unknown disse...

Achei seu blog pelo Nao2nao1.
Adorei o post!

Abraços!