segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Meu mestre de fé




Sempre presente de forma forte e intensa, como expressar o que Jesus Cristo significa pra mim? Não poderia deixar de falar dele, o primeiro mestre espiritual que fez parte da minha vida, aquele que inspirou a aprofundar a busca, a investigar o que não fazia sentido, a olhar mais adiante... Sempre me interessei por sua história, interpretando de forma muito particular o que lia e me ensinavam. Tanto que quando li "O evangelho segundo Jesus Cristo",de Saramago, tive a sensação de que ele tinha lido meus pensamentos.
Eu não tenho religião e muitos me questionam sobre isso, como se para admirar e me conectar com Jesus eu tivesse que pertencer a algum “clube”. Ou como se frequentando e estudando o Budismo eu não pudesse ter conexão com Cristo... Mas a espiritualidade de crachá nunca foi meu forte, tudo o que busco e aprendo no campo espiritual é tão complementar e amplo que entendo melhor hoje o que Jesus queria dizer em contato com diversos tipos de filosofia.

Ele foi um grande líder espiritual de seu tempo, mais um ser iluminado que passou por esse planeta. Não saberia explicar lógica e racionalmente nossa ligação, é muito profunda desde criancinha (tanto que eu achava que ele estava vivo até os sete anos de idade). Quando descobri, numa sexta feira santa, que ele havia morrido, chorei uma tarde inteira. Na hora da dor, lá tava eu de joelhos pedindo lucidez, na hora da alegria lá esttava em silêncio tentando me conter em gratidão.
Ele ensina sobre compaixão, amor, doação. Ele viveu como o mais comum dos seres oferecendo suas palavras e atos de lucidez onde quer que fosse. A imagem que tenho dele é muito sutil e é muito estranho ver como vulgarizam suas palavras e sua figura numa idolatria cega e vazia. Não te vejo pregado numa cruz, te vejo de braços abertos, iluminando e inspirando a amar, doar, não conseguir ficar indiferente, a querer ser um instrumento de ação no mundo.

Isso é o tanto que consigo expressar em palavras, com ele aprendi a devoção, que aquece sempre o coração só de conectar, principalmente quando esqueço o caminho de volta pra casa :-)

2 comentários:

Anônimo disse...

Que textos lindos tem por aqui. Quanta sensibilidade! Que alegria descobrir esse blog! E ainda através do Gustavo Gitti!

Namastê

Alê Marcuzzi disse...

Muito obrigada pelo comentário. Fico contente que tenha gostado dos textos, seja bem vinda (o)!
Vc tb tem blog?

bjs

Girassol