quinta-feira, 8 de março de 2007

Do you know what it feels like for a girl in this world?


"Se vc for dominado pelo sol, será agressivo, ambicioso, político, caloroso, ardendo de desejo e paixão. Se vc for dominado pela lua, será sereno, receptivo, tranquilo, silencioso. Mas ambos precisam ser transcendidos pois ambos são desequilibrados. A pessoa precisa chegar a um momento em que possa dizer: Não sou homem nem mulher. Simplesmente sou. Todas as formulações desapareceram. Até hj nenhuma sociedade evoluiu a ponto de transcender ambas as energias ou sintetizá-las numa tal harmonia que o antagonismo desapareça.
O Tao é o objetivo, ou seja, criar um ser humano que seja inteiramente integrado e também uma sociedade humana totalmente integrada." Tao


Sol é yang, masculino. Lua é yin, feminino. O encontro dessas duas energias e sua transcendência representam o Tao. Sem "ismos" hj, quero falar da energia feminina. Mais do que da mulher, que é sua forma externa.
A mulher está muito yang, com comportamentos bem característicos do masculino, inclusive masculinizando seu corpo. A energia predominante no mundo já é yang, imagine a confusão que nós criamos negando ou ocultando nossa natureza yin?
A energia yin é fluida, redonda como a lua, receptiva, doce. Seu andar é suave, sua sensualidade é sutil. Ela não precisa se chocar com a yang. Elas precisam se unir e aí acontece a transcendência.
Todo dia da mulher são ressaltadas nossas diferenças e vitórias de forma muito simplista. Reduzidas a força, ou ao sexo frágil, a estética, aos problemas no mercado de trabalho, aos relacionamentos que são tão difíceis, aos sexos que não se compreendem. Penso que isso acontece porque ficamos muito no superficial. Se cada homem e mulher mergulhasse na sua própria natureza e se propusesse a mergulhar na natureza do outro, aí haveria essa síntese que resultaria num verdadeiro e maduro amor.
Proponho que nesse dia dedicado às mulheres, seja um dia dedicado a meditarmos sobre a energia yin. Homens e mulheres, especialmente hoje, reflitam sobre a fluidez, a suavidade, a introspecção, a Mãe Terra (que recebe e é fecundada), a doação, o sutil. A energia yin penetra, não violenta, e vai a fundo.

Que cada um entre em contato com sua própria natureza, que esteja aberto ao oposto, e assim haja uma sutil integração. Uma esperança que o amor aconteça de forma mais elevada e mágica, integrando almas e irradiando luz.

Como uma grande lua cheia.

Nenhum comentário: