quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Peço Silêncio


"Agora me deixem tranquilo.
Agora se acostumem sem mim.

Eu vou cerrar os meus olhos.

Somente quero cinco coisas,
cinco raízes preferidas.

Uma é o amor sem fim.

A segunda é ver o outono.
Não posso ser sem que as folhas voem e voltem a terra.

A terceira é o grave inverno,
a chuva que amei, a carícia do fogo silvestre.

Em quarto lugar o verão
redondo como uma melancia.

A quinta coisa são teus olhos,
não quero dormir sem teus olhos,
não quero ser sem que me olhes:
eu mudo a primavera
para que sigas me olhando.
Amigos, isso é o quanto quero.
É quase nada e quase tudo.

Agora se querem podem ir.

Vivi tanto que um dia
terão de por força me esquecer,
apagando-me do quadro negro:
meu coração foi interminável.

Porém porque peço silêncio
não creiam que vou morrer:
passa comigo o contrário:
SUCEDE QUE VOU VIVER."

Pablo Neruda

Nenhum comentário: