quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Fernando e Clarice


"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos que levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, a margem de nós mesmos."
Fernando Pessoa

"Não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar a mesma.
(...) Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso, nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.
(...) A gente é muito preciosa, e que é somente até certo ponto que a gente pode desisitir de si própria e se dar aos outros e as circunstâncias. Para me adaptar ao que era inadaptável tive que cortar meus aguilhões, cortei em mim a força que poderia fazer mal aos outros e a mim. E com isso cortei também a minha força.
Não pude deixar de querer lhe mostrar o que pode acontecer com uma pessoa que fez pacto com todos, e que se esqueceu de que o nó vital de uma pessoa deve ser respeitado.
(...) Respeite a você, mais do que aos outros, respeite suas exigências, respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que é ruim em você - não queira fazer de você uma pessoa perfeita - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse o único meio de viver."
Carta de Clarice Lispector para sua irmã Tânia Kaufmann

Nenhum comentário: