sábado, 15 de setembro de 2007

Amigos, irmãos, camaradas

A cada dia me surpreendo mais com meus amigos.
A gente faz a besteira de perder um pouco de contato ou manter apenas o virtual, com o álibi da falta de tempo, a "correria", e acaba deixando de aproveitar um afeto sem tamanho que é estar com um amigo de fé, um irmão camarada. Amigos de jornada.

Esse te conhece desde a faculdade.
No seu primeiro emprego, ele estava lá.
No seu casamento, ele estava lá.
Na sua separação saia pra balada com vc. E entre novidades, dores, dúvidas e amores dá-lhe orelhão de Itu. Abre a porta da casa, e com a paciência de um bom terapeuta, com um copo de água na mão, ouve atentamente.

Aquela que te conhece desde o colégio.
Nem dá pra descrever quantas fases já presenciou, mas percebe tudo sobre vc de cara.
Aí vem as broncas, os chacoalhões. O melhor é que dá pra fazer tudo isso de biquíni.

Essa você conhece há anos, te viu trabalhando muito, desiludida.
Hoje senta com você num bar e fala coisas que só uma alma muito sensível pode dizer, que vão diretamente na sua essência. Como ela pode perceber tudo isso se eu nem me abria tanto assim antes? Como eu não fui perceber isso sobre mim mesma?

Amiga recente, te chama pra jantar, põe um filminho, partilha aprendizados.
Essa percebe que talvez dizendo mais sobre ela mesma, ofereça algo diferente: silêncio do seus conflitos. E as angústias, decepções vão ficando bem pequenininhas. Já que é tão normal quanto a luz que vai vir no fim do túnel...

Um outro te diz quando você vai pedir desculpas por uma mancada: "Não se preocupe, eu conheço seu coração." E assim estamos em casa e sentamos de frente a lareira e torramos marshmalows...

Isso sem contar os outros tantos que aparecem e sem precisar falar muito, tudo implícito, leve, acolhedor. Troca da melhor qualidade, a magia da verdadeira amizade... Coisa boa estar perto de gente de verdade, humana, buscando com dignidade o aprendizado de ser melhor. Gente que encara de frente os desafios e tombos, sem fachada, sem frescura.

A amizade é uma das formas mais belas de amar.



Nenhum comentário: