quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Verdade nua e crua




Assisto ao filme "Verdade Nua e Crua" em cartaz nos cinemas com Katherine Heigl (de Grey's Anatomy)
e Gerard Butler (de P.S. I Love You). Filme divertido e com boas reflexões sobre os relacionamentos sem ser piegas. Mike é o esteriótipo do machão, meio chauvinista, com suas teorias prontas sobre relacionamentos. Abby é o oposto, romântica, idealizadora e ansiosa por encontrar seu príncipe encantado. Tanto faz quem diz o que é realidade ou ilusão, o mais interessante acontece no movimento que os levam a outras descobertas no decorrer da história, de uma forma bem divertida.

Os clichês servem pra nos situar sobre algumas "realidades" que podemos levar em consideração quando nos relacionamos com o sexo oposto, mas vale o cuidado para não nos prendermos a "receitas de bolo". Entre os machismos, feminismos, biologia, história, genética, entre todas as convenções, especulações e afirmações sempre há um componente de zilhões de possibilidades altamente pessoais, fora dos padrões e do nosso controle, que unem duas pessoas. Particularmente isso se resume a duas perguntas: aonde você quer chegar e o que você quer de um relacionamento? O contato com essas respostas podem nos levar a verdades nuas e cruas, não às de um senso comum, mas às nossas próprias. ;-)

Assim, se focarmos na conquista, saibamos que por ali vamos ficar praticamente em círculos, num jogo que tem limite, mas pode se repetir diversas vezes. Seduzir com foco apenas na conquista, com estratégias como dita Mike, pode até ser bem sucedido, mas é algo limitado, afinal seduzir exige mais habilidade que talento, pois todos nós nascemos com alguma capacidade natural. Além disso há muitos artifícios para se lançar mão quando esse lado não é bem desenvolvido, vide a quantidade de pessoas que ensinam técnicas e dão dicas sobre o assunto. Com isso não quero diminuir o valor dos jogos de sedução mas levar o leitor para outros lugares além desse ;-)
Se o foco for em se relacionar, os caminhos mudam completamente. Esse terreno é tão surpreendente, desconhecido e fascinante que nenhuma regra vale na prática, não enquanto se vive uma relação.  Relacionar-se exige uma transformação tão constante, além de atenção e principalmente consciência, que requer (muita)  disposição e coragem para viver essa vulnerabilidade. E tudo isso com um grande risco de frustração. ;-)

Seja na realidade de Mike ou na fantasia de Abby em ambos há a idealização ou no mínimo uma projeção de situações do passado. Isso é bacana de ver no filme, como muitas vezes somos reféns das frustrações anteriores e como isso cria modelos e padrões em nossa forma de ver e a agir no presente. Então me ocorre algo dos ensinamentos espiritualistas: o estar no momento presente. A presença e abertura para estar pleno naquele momento, naquela relação e com aquela pessoa é uma forma de se permitir experienciar o que de fato existe na relação em que estamos vivendo e não fantasiar tanto como será no futuro baseada nas informações de um passado. E quando alguém desperta algo em nós parece que automaticamente nos entregamos a aventura cheia de terrenos acidentados sem precisar se apoiar tanto em modelos ou idéias preconcebidas. Quando acontece um encontro, todas as instruções de Mike e as neuras de Abby vão por água abaixo. O problema é que deturpamos essa conexão incial com o passar do tempo, conforme nossas inseguranças são desafiadas pela impermanência das situações.

Mas o que tem a relação de Mike e Abby de interessante para que eles terminem juntos?

Mike sabe os pontos fracos de Abby, suas neuras, obsessões. Abby sabe o lado cru de Mike, que a princípio a choca muito. Quando começam a trocar sobre seus universos, o primeiro ponto de conexão acontece. Mike com seus conselhos, estava tentando trazer o melhor de Abby a tona. Abby, mais solta, se relaciona de outro lugar com Mike, não mais a neurótica e controladora somente, mas também mulher, segura, divertida e por isso muito sexy (não só por roupas e cabelo, mas por ter se apropriado de um lado adormecido que a fez brilhar). Abby passa a ter menos preconceito e mais curiosidade por Mike, conforme a troca entre eles se aprofunda e quanto mais segura Abby se torna, mais se relaciona de igual pra igual com Mike que então se sente cada vez mais a vontade com ela, e isso é absolutamente sedutor, não há nada mais sexy do que pessoas inteiras.
O ponto de conexão fatal é na viagem em que Mike conta sobre suas experiências para Abby, então ela entra em contato com o "verdadeiro" Mike, tê-lo assim mais exposto e ainda espontâneo é mais uma conexão que desencadeia toda "química" que os coloca como homem e mulher a partir dali.

Sem medir forças, para o homem parece mais difícil estar com uma mulher numa vulnerabilidade que julgam ameaçar sua virilidade (quando é exatamente o contrário). Nós, em contrapartida, temos muitas inseguranças do quanto esse homem está com a gente mesmo. Intuitivamente o que me ocorre é que tendemos diante da força/fraqueza masculinas a oscilar entre a mãe e a filha deles (e o inverso também acontece). Um bom caminho pode ser o acolhimento.
Diante de um homem que você realmente se conecte, acolher o que considera "fraqueza" ao invés de simplesmente apontar e criticar. Trazê-lo para perto para que possa se mostrar como é e se sentir a vontade em sua companhia, sem precisar dizer como fazer como uma mãe ou numa postura carente como uma filha. A mulher que está ao lado dele, com seus medos e seguranças.
Diante de uma mulher que você realmente se conecte, sorrir para as durezas que aparecem em forma de excessos. Contornar habilmente as resistências e tirá-las pra dançar. Trazê-la para perto mostrando que você está inteiro com ela, sem ser muito  imperativo como um pai ou infantil como um filho  que quer aprovação. O homem que está ao lado dela, com todos os medos e seguranças.

A cena da dança é a mais bonita do filme, quando os papéis ficaram na cadeira e na pista estão apenas um homem e uma mulher deixando suas "primeiras intenções" falarem mais alto. Essas intenções surgem da inteireiza de cada um e possibilitam a liberdade de transitar entre a sedução, os jogos sem que isso seja a receita de bolo daquele momento. ;-)



P.S: Dedico a tudo que aprendo na convivência com os homens.

7 comentários:

Anônimo disse...

Então... será que devemos amar?

Alê Marcuzzi disse...

Como dever não, mas recomendo a experiência ao menos uma vez nessa vida.

namastê

Rodrigo Wentzcovitch disse...

Vivemos e somos aculturados por extensão a participarmos de um modelo de Sociedade sob a ótica da tradição judaico-cristã, que reprimiu a expressão da sexualidade durante séculos, e criou um modelo monogâmico de relação entre homens e mulheres. E agora vivemos justamente o contrário uma explosão, da sexualidade. Nos relacionamos sexualmente com alguém, mas não amorasamente, como se houvessmos criado uma dicotomia, sexo e amor como substâncias separadas, tais como agua e oleo que não se misturam por mais que se agitem ambos em um recepiente... Eros ou cupido, Deus mitológico do amor, sofreu do mesmo mal que causava nos enamorados ao acidentar-se com uma de suas setas, e apaixonar-se perdidamente por Psiquê, sentindo o mesmo sofrimento que causava nos enamorados que juntava, a sensação de medo e de perda, da completude para incompletude. É engraçado como determinadas conexões ocorrem, pois que o cristianismo prega um amor ao próximo, a compaixão, que seria um amor sublimado em termos freudianos, um amor que se destitui ou que se reprime de sua natureza sexual e o budismo em sua primeira lei, nos diz que tudo na vida é sofrimento, e que para escaparmos de tal sofrimento teriamos de cessar com a fonte de sofrimento, que nascem de nossos desejos e apegos. Assim chegamos a ideia da expressão do amor como dor. E não é a toa que desejamos dar vazão apenas aos instintos, trocando-os pelos sentimentos. Viver a experiência humana é uma intensa troca e aprendizado como bem colocou, somos todos vitimas e algozes... Quanto antes percebermos isso, mais rapido amadureceremos. Talvez um dia superaremos a ideia inerente a todo relacionamento amoroso, sexual ou social, esperando qualquer beneficio em troca do que ofertamos em contrapartida. A dor nasce desta ideia de que ao doarmos o que quer seja ao outro, esperemos algum tipo de retribuição e gratidão. Neste momento tudo o que podemos fazer em prol de nossa evolução é reconhecermos a nossa Sombra, não dando cabo a mais vil expressão animalesca que ainda nos anima, enquanto animais que também o somos, mas reconhecendo que a possuimos como parte de um processo a nos lançar a outros estados mais iluminados de nosso Ser, na transição de um Homo Sapiens Sapiens para um Spiritus Sapiens !!!

Namastê !

LU disse...

Ola!
Simplesmente maravilhoso o seu texto.
Me emocionou demais.
Acompanho seu blog há muito tempo, mas nunca tive coragem de comentar.
Pois bem, depois de um puta texto desse, resolvi sair do anonimato
e te avisar que seu blog tbm está linkado no meu.

bjinhosss, continue com esta escrita tão inspiradora.

Guilherme Nascimento Valadares disse...

Gostei do filme e do post.

bjão!

Renata Rainho disse...

Eu ainda não vi o filme. Mas depois de 3 anos de terapia cheguei a conclusão que preciso de um homem forte e independente ao meu lado.
Alguém sem vontade de prestar vestibular ou ficar vagabundeando em casa. algúem bem definido sexualmente e profissionalmente falando.
Nossa acho que estou muito exigente rs

bj

Alê Marcuzzi disse...

Sim, é sempre bom revermos nossas expectativas até a exaustão, para que reste algo um pouco maior que nos permita uma forma de amar muito mais ampla.
Guilherme e Lu, obrigada pelos primeiros comentários por aqui ;)
Renata, gosto de um pensamento que li no blog de um amigo, antes de buscar a pessoa certa, procure ser você a pessoa certa ;)

namastê