terça-feira, 16 de novembro de 2010

Homens reais - Anderson Fornazari



O sexto generoso entrevistado foi uma grata surpresa pela espontaneidade, lendo o blog por indicação ele se ofereceu para a entrevista. As respostas são simples e abertas, bem interessante a importância do bom humor estar presente na maioria delas e a que mais me chamou a atenção foi a da pergunta 3: "Corra pra onde for, com quem for, mas você é aí. E se na posição de zelador de si mesmo você não se bastar, o habitat vai sempre te parecer pequeno.”

Se mais alguém quiser conceder entrevista é só se manifestar, agradeço de verdade a boa vontade, exposição e consideração de todos esses homens reais que compartilharam aqui conteúdos deliciosamente interessantes, colaborando com a proposta e particularmente com o aumento do meu fascínio pelo universo masculino.



Nome: Anderson Fornazari

Idade: 32


1. Que tipo de mulher entende melhor os homens?

Mulheres maduras. O homem é tétrico para mulher, assim como a mulher é para nós, para haver um entendimento mútuo deve-se partir do pressuposto de que temos naturezas opostas. Os anseios, os medos, as necessidades de afirmação, quimicamente, somos muito diferentes. E essas oposições passam a ser harmônicas, ou seja, possibilitam uma relação, a medida que são encaradas não como um obstáculo, mas como uma condição. Só há amor quando há concessão. Talvez a melhor pergunta seja: “até onde vale a pena tentar entender os homens (e vice-versa)”? Há quem não queira entender, pois o não-ver pode ser conveniente, e há quem simplesmente não mereça o esforço de ser entendido.

2. Quais as características de uma mulher que você admire que melhor represente o feminino?

Muitas, mas muitas, as mulheres são seres privilegiados. Uma das representações mais deslumbrantes do feminino é a maternidade. Me encanto com mulheres que realmente sabem ser mães, com a facilidade que algumas têm de renunciar a tudo para exercerem seu papel de gestora, de porto-seguro. Da mesma forma, admiro o equilíbrio que algumas têm entre delicadeza-firmeza, insinuação-discrição, intensidade-calma e etc. Embora estejam sempre sujeitas a tsunamis hormonais, há conflitos que só a sensibilidade feminina é capaz de remediar.

3. Há alguma crença que vc tinha sobre as mulheres/relacionamentos e que está reavaliando atualmente?

Sim, e sempre haverá. Em relações passadas, costumava me envolver demais, no sentido de que em muitas delas acabei perdendo um pouco da individualidade, sem querer, quando via já tinha perdido o freio. Hoje, vejo o quanto o estar comigo mesmo é fundamental para o estar com alguém. Há algum tempo escrevi um texto que reflete bem essa minha evolução de pensamento.
Trecho: “Movimente-se sabendo que a geografia humana é cruel. Corra pra onde for, com quem for, mas você é aí. E se na posição de zelador de si mesmo você não se bastar, o habitat vai sempre te parecer pequeno.”
Para a relação ser melhor temos que dar o nosso melhor. E dar o nosso melhor significa estar bem, antes de tudo, sozinho.

4. O que os homens realmente querem?

Muito menos do que vocês mulheres imaginam, por isso prefiro dizer o que os homens não querem.
- Cuide do corpo sempre, mas não esqueça da cabeça. Mau-humor é mil vezes mais desestimulante que celulite.
- Seja feminina e delicada, mas mantenha sua fortaleza emocional em permanente construção.
-Nunca deixe que um homem confunda sua doçura com submissão. Mulher que diz sim pra tudo torna-se desinteressante.
- Quando nos distanciamos de vocês, não necessariamente estamos traindo-as com a Marcinha. Pode ser apenas uma arejada temporária. Em geral, preferimos resolver nossos conflitos sozinhos.

5. Onde você acha que os homens mais erram na hora da sedução? E onde acertam?

Acho que os erros acontecem sempre pelos mesmos motivos: inexperiência ou ansiedade. Quanto aos acertos, não há fórmula mágica, depende muito da circunstância. Há momentos em que ser gentil demais, por exemplo, não é tão bem-vindo. Acredito que o essencial é estar atento, ter sensibilidade para perceber que tipo de comportamento o momento exige. Se um dia eu tiver um filho, o aconselharei: “Antes de arrancar um beijo dela, arranque um sorriso”.

6. Onde você acha que as mulheres mais erram no relacionamento com os homens? E onde acertam?

As mulheres tem uma complexidade emocional muito diferente da dos homens. Nós somos mais simples, mais práticos. Exemplo: Quando há alguma mudança no nosso humor não demora nada pra que elas achem que estamos insatisfeitos com a relação. Na maioria das vezes, não passa de um estresse com o trabalho ou de um gol perdido no futebol com os amigos. Ciúme também é um problema grave, ele denota uma fragilidade repulsante. Embora aparentemos gostar da falsa idéia de que as mulheres são frágeis, a verdade é bem outra. Poucas coisas nos seduzem tanto quanto uma mulher que vez ou outra toma a rédea da situação e se impõe. Eis aí um acerto, fatal.

7. Quais as maiores confusões que vc vê na relação entre homens e mulheres? Como simplificá-las?

Ninguém, nem seu filho, nem seu estagiário e nem seu namorado vão agir como você agiria. Projetar suas expectativas sob uma relação, seja ela qual for, é o maior envenenamento que se pode cometer. Por mais que haja afinidades, haverá sempre discordâncias. O ideal é que ambos aceitem a verdade alheia e façam concessões. Por exemplo, ninguém acha o máximo ir as bodas de diamante da tia da namorada, mas se for importante pra ela, vá. E mais que isso: divirta-se. Ria do vestido da tia, do padre gago, do primo que dança desengonçado. O bom humor é o melhor Prozac e o melhor Viagra que conheço.

8. Casamento, morar junto, relacionamento aberto ou solterice? Por que?
Hoje, namorar. Mais que marido, juntado, amigado... da minha mulher quero ser namorado, é o melhor que uma relação pode me trazer. Há quem divida o mesmo espaço uma vida inteira mas não divide sequer metade de suas reais angústias. Há quem invista uma fortuna em uma cerimônia de casamento mas é incapaz de surpreender a parceira com uma rosa. Talvez esse meu conceito seja transitório. Até porque quero ser um velhinho bem-acompanhado. Mas enquanto isso não muda, quero namorar, muito.

9. O que você pensa sobre infidelidade?

Desejo todo mundo tem. Possibilidade de se sentir atraído por outra pessoa, idem. Mas há que se fazer uma conta, quase matemática. O quanto vale a pena, em troca de uma atração física por um desconhecido, colocar em risco uma relação sadia? Embora uma “traição” possa até ajudar a resgatar um relacionamento, no sentido de que pode recuperar a percepção de valor que ele tem, por outro lado abala-se uma estrutura fundamental, que é a cumplicidade. Desde que se tenha o mínimo de caráter, torna-se muitíssimo difícil olhar nos olhos da pessoa amada sabendo que há algo a esconder. Mas há quem consiga. Nesse caso, se a traição nunca for descoberta, ok. Pior que ser infiel é ser desleal. Trair a mulher com alguma amiga em comum ou, pior, traí-la na frente de amigos em comum, essa exposição é repugnante.
É imprescindível que se tenha sempre em mente que do outro lado há alguém comprometido com você, que confia em ti, e que uma decepção amorosa pode ter conseqüências extremamente profundas, há quem passe um vida inteira tentando se recompor.

10. O que precisa para o sexo ser significativo e marcante pra você?

O clichê é sempre dizer que é o amor, mas não é só isso. Pode-se amar intensamente alguém mas não necessariamente o sexo será bom, há algo de metafísico nessa sintonia sexual. Claro que os componentes amor e atração física são elementares. Mas há uma força que não pode ser medida, que se refere a sintonia, a uma harmonia escondida no porão da nossa carne, molecular. Tem a ver com o encontro de duas naturezas que devem prevalecer de modo que sejam plenamente compatíveis. Tendo isso, talvez esta seja, depois da concepção de um filho, a experiência física/espiritual mais sublime que há.

11.Quais suas melhores habilidades? O que de melhor tem a oferecer para uma mulher?

Ser simples, no sentido mais amplo da palavra. Não preciso de uma Torre Eiffel pra que minha noite seja inesquecível. Eu, ela, sentados numa guia, olhando pro céu, conversando sobre a vida, tá feito. Simples assim. A capacidade de tornar interessante algo que aos olhos da maioria é extremamente comum talvez seja a habilidade mais encantadora que se pode ter. Eu tento.

12. Qual a maior emoção que uma mulher despertou em vc? Qual o momento de maior abertura que teve com uma mulher?

A maior emoção é sempre advinda de um momento de entrega absoluta. Consegui isso algumas vezes em situações distintas, conversando, fazendo amor, olhando em silêncio nos olhos. Todas elas foram permeadas por um elemento em comum: a cumplicidade. Com ela, dois viram um. E é com essa unidade que se consegue atingir o nirvana de uma relação.

13. Qual a melhor experiência que teve em uma relação? O que não faria de novo?

Melhor: cumplicidade absoluta.
Espero não fazer de novo: permitir que alguém se apodere da minha individualidade.

14. O que te faz homem?

Minha filha e minha mulher.

15. Qual seu maior propósito de vida?

Ser justo comigo e com os que me cercam. Ah, e me divertir, muito.

16. Se pudesse escrever algo para as mulheres ou para uma em especial, o que diria?

Ei, você aí, amo-te. Mesmo.


2 comentários:

Tiago Ferreira disse...

Olá!
Gostei muito do Blog, encontrei, pois estava procurando reflexões sobre o flme "A Vida no Paraíso", que por sinal, me ajudaram muito! Obrigado.
Achei tão simples e ao mesmo tempo grandioso, que deu vontade de conhecer melhor o Blog [...] e me diverti com essa "pesquisa de campo" com os Homens reais rs'

Meus elogios, com toda simplicidade.

Alê Marcuzzi disse...

Oi Tiago, grata pela visita e pelo comentário, essas entrevistas têm a motivação de gerar reflexões mais profundas sobre os homens, nada melhor do que perguntar diretamente na fonte! rs
Ser quiser participar das entrevistas quero fechar com mais um entrevistado, vc está convidado

Namastê