quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Músicas para amar mais





Esse post foi inspirado no "11 canções para amar mais" do blog Não2Não1, idéia do Gustavo Gitti e o Ian Black do Enloucrescendo. Eles fizeram uma lista de músicas em 11 categorias para representar o percurso de um casal.
Compartilho com vocês algumas canções em categorias significativas pra mim, afinal, um relacionamento é sempre uma mistura da transpiração do passado com a respiração do presente e a música tem o poder de mexer com nossas emoções, marcando muitos momentos da vida.



1. Música para primeiro encontro - "So fine"- Guns'n Roses
“How could she look so good (So good)/How could she be so fine/How could it be she might be mine?”- Resumidamente, não é isso que a gente imagina antes do primeiro encontro Ah se ele for meu, ao menos por hoje...

O melhor do primeiro encontro é o suspense. O mundo pára, friozinho na barriga, preparativos, ansiedade. Melhor que isso só os suspiros depois, pois quando o primeiro encontro flui, é de deixar suspirando por uns bons dias... Essa música tem uma melodia fluida, gostosa, letra romântica e sensual, bons ingredientes pra encontrar a pessoa que a gente queria tanto.


2. Música para dar o passo - "Tão diferente" - Nando Reis
“Estou com vontade de te dizer agora/Agora que você está na minha frente/
O que passa no meu coração agora/Agora que você me fez tão diferente” - Despir o orgulho e as dúvidas e dar espaço pra coragem, deixar o coração agir.

Passados alguns encontros, começamos a incluir aquela pessoa mais e mais na nossa vida. É sempre muito sutil esse momento e acontece uma hora em que a gente pontua de uma forma mais forte que quer ter a pessoa por perto, de verdade. Pra mim essa música é a melhor forma: destemida, aberta, simples, sincera. Começar assim é uma dádiva e tanto.
"Mas eu estou aqui/Sou esse ar/Que você vai respirar"- arrebatador!


3. Música para se declarar - "Absolute beginners" - David Bowie
“As long as you're still smiling/There's nothing more I need/I absolutely love you
But we're absolute beginners/But if my love is your love/We're certain to succeed”-

Essa é pra se declarar sempre. Diz aquilo que é tão simples de ver quando nos declaramos pra alguém com uma lucidez que não parece nossa e uma certeza que só um coração aberto pode ter. Sou iniciante como você, mas vambora? Não vai ser fácil, mas vambora? Simples como um sorriso bastar, lindo!


4. Música para striptease - "Sweet Jane "- Cowboy Junkies
“Heavenly wine and roses/Seem to whisper to me, when you smile”- Uma das melhores coisas em se despir pra alguém é o olhar do outro sutilmente falando o tempo todo com você.

O ritmo dessa música chega a ser místico, tempo lento meio angelical, vocal sexy numa dose saborosa de malícia: nada explícito demais, em contrapontos perfeitos pra um strip de classe.


5. Fuck music - "Touch me" – The Doors
“Come on, come on/Now, touch me, babe/Can't you see that I am not afraid?/ Now, I'm gonna love you/'Til the heaven stops the rain./I'm gonna love you/'Til the stars fall from the sky/For you and I.” - Intensidade pra durar um dia inteiro

O ritmo dessa música já é um convite pra se tocar. Não há como resistir, tem o ritmo de uma boa noite de sexo, intensa, suave, intensa, suave. Pra se tocar sem medo e pudores sem esquecer da boa poesia que é receber o corpo do outro nesse momento de máxima conexão, que faz estrelas cairem do céu.


6. Pós fuck - "Angel" - Jimmy Hendrix
“And my angel she said unto me/Today is the day for you to rise/Take my hand, you're gonna be my man/You're gonna rise"- A conexão depois do sexo continua forte e tudo que você quer é sair de mãos dadas com ele.

Imagine terminar uma noite maravilhosa de sexo dizendo tudo isso com o corpo, energia e deixar o Hendrix dizer com as palavras? É o que precisa ser mantido depois, pra continuar cada vez melhor e mais consistente.


7. Amor de casados - " A fila"- Nando Reis
“A dúzia o maço um bocado/Um pedaço e um buquê/Avisa/Que eu procuro o mais barato pra sobrar/O dinheiro que eu preciso pra comprar/Muitas flores pra você” - A sutileza das coisas mais cotidianas e comuns feitas a dois que se transformam em pequenos milagres no dia-a-dia.

Sempre digo que fazer feira juntos é umas das maiores provas de cumplicidade em um casal, um ritual de paciência e companheirismo, além de um ótimo programa para os sentidos. Quando eu era casada a gente sempre guardava uma graninha pra comprar algo que o outro gostava no final. Pra mim eram flores, pra ele, jaboticaba. São essas simplicidades que dão um brilho profundo pra uma relação quando se tem uma intimidade muito grande com o outro.


8. Música para estrada - "Take my hand" – Dido
“Touch my skin, and tell me what you're thinking./Take my hand, and show me where we're going/ What you feel is what I feel for you?/Take my hand, and if I'm lying to you/I'll always be alone, if I'm lying to you”

Essa música tem que ser ouvida em velocidade, com o vidro aberto, alta. Dá uma super sensação de liberdade e desperta muita energia. O melhor é chegar ao destino e praticar o que a letra diz. Deliciosa!


9. "The" One night stand - Blood sugar sex magic - Red Hot Chili Peppers
“Every woman/Has a piece of Aphrodite/Copulate to create/A state of sexual light”

Essa letra é ao mesmo tempo tão sacana e poética, coloca o o casal como deuses, tratando o momento do sexo com referências muito bonitas. Se é pra ser só aquela noite, que que seja mágico como um mito, com aquele brilho fugaz no tempo e duradouro no simbolismo.


10. Cantar bem alto sempre - "Tão Bem"- Lulu Santos
“Ela me faz tão bem/Ela me faz tão bem/Que eu também quero fazer isso por ela!”- Sentir isso uma vez por dia numa relação é como beber um litro de água.

Essa música tem que ser cantada ao menos uma vez por dia quando estamos apaixonados. Quem não quer alguém que te faça bem e que se possa fazer isso de volta? Pra alimentar o amor lembrando do que um relacionamento realmente se trata.


11. Pedir desculpas - "Por onde andei" - Nando Reis
“Amor eu sinto a sua falta/E a faltaé a morte da esperança/Como um dia/
Que roubaram o seu carro/Deixou uma lembrança/Que a vida é mesmo/Coisa muito frágil/Uma bobagem/Uma irrelevância/Diante da eternidade/Do amor de quem se ama" -
Ah, a impermanência ...

Essa música dói quando a mancada foi nossa e é maravilhosa de receber como desculpas.
Me lembra todas as bobagens que a gente faz num relacionamento, as mancadas mais óbvias, as cegueiras mais idiotas que por pouco põem em risco a relação. Se a desculpa é aceita é bom ouvir vez por outra pra lembrar de ter mais atenção e presença, senão, é bom ouvir pra curar a ferida, afinal, muitos bondes a gente perde mesmo mas muitos outros passam de novo.


12. Música para reatar – "Sweet Baby" – Macy Gray
“Sweet sweet baby/life is crazy/but there's one thing/I am sure of/I'm your lady/
always baby/and I´ll love you now and ever”

Depois do coração estraçalhado você poder dizer que ele é seu homem e você é sua mulher, é como a surpresa do primeiro encontro com outro sabor. A vida é muito louca mesmo, a gente sofre desolado e de repente os dois percebem que foram feitos um pro outro de novo (sem importar que isso não dure pra sempre rs). Se decidem encarar, é uma reafirmação depois de tudo de ruim que passou e isso é precioso. Aproveite pra repousar nesse momento.


13. Música pra momentos difíceis (seja com ele ou não) – "Why worry" – Dire Straits
“But baby just when this world seems mean and cold/Our love comes shining red and gold/And all the rest is by the way”- As nuvens ficam bem mais lentas no céu, tudo brilha de novo.

Essa música me lembra colo, coisa gostosa de receber quando o mundo parece desabar e a coisa mais simples que pode ser oferecida nos momentos difíceis. Receber cafuné no colo faz tudo ficar bem, você não está sozinho. Não é sua mãe, seu pai nem seu amigo dizendo, é seu amor, e isso faz toda diferença.


14. Para a dor do rompimento -"Quem vai dizer tchau?" - Nando Reis
"Quando aconteceu?/Não sei!/E quando foi que eu/Deixei de te amar?/Quando a luz do poste/Não acendeu/Quando a sorte/Não mais soube ganhar/…Guardar lá dentro amor não impede/Que ele empedre/Mesmo crendo-se infinito/Tornar um amor real/É expulsá-lo de você/Pra que ele possa ser de alguém...”

Foda isso. A dor da solidão a dois com suas indiferenças e barreiras, a luz que apaga as vezes pra um e não pro outro, a sorte que acaba, sentido que se perde junto com o chão, quem nunca viveu isso? Tudo pode mudar num instante e é cruel quando não queríamos que acontecesse.
Mas é muito bom pra lembrar, numa próxima, que o amor existe pra se oferecer, pois dói muito mais quando a gente começa a economizá-lo porque está machucado e orgulhoso.
Essa frase é libertadora quando se torna uma energia que se move dentro e leva pra ação: "Tornar um amor real é expulsá-lo de você pra que ele possa ser de alguém".
Acho que é isso que faz a gente querer seguir em frente.


15. Para todas as situações num relacionamento maduro - "Secret Smile" - Semisonic
"When you are flying around and around the world/And I'm lying all lonely/I know there's something sacred and free reserved/And received by me only" - Existe maior cumplicidade que essa, os segredos de um casal?

Essa música pode ser pra viajar, pro strip, pós - sexo, pra se declarar, pra dançar junto... Pra mim ela traduz uma essência muito forte do que é relacionar-se, a lealdade e cumplicidade que uma relação consistente tem. Os nossos sagrados segredos, que guardamos e oferecemos em momentos indescritíveis compartilhados a dois que fazem de um casal, "o" casal.
Pra chegar lá muita lucidez e maturidade, afinal, você sentir uma segurança leve de que há algo entre vocês que é só de vocês no matter what, é como chegar no topo da montanha com a vantagem de não ter que descer tão cedo. Tudo é leve, o êxtase se mantém e a visão se expande a 360 graus.


2 comentários:

Xana Carolina P Souza disse...

adorei!! só faltou a fitinha cassete pra ouvir...

Alê Marcuzzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.